Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

the book lovers

one photo. one story.

the book lovers

one photo. one story.

...

Abril 26, 2020

Captura de ecrã 2020-04-26, às 18.58.17.png


a minha avó foi mais vezes a Fátima que viu o mar. e, no entanto, tinha tanto mundo nela. tinha o cuidado com os outros, o riso sempre doce, a força férrea de tudo conseguir fazer. a minha avó mandava nos homens do campo, cozia os melhores bolos da páscoa, e ainda escrevia os poemas mais verdadeiros. e tinha a porta sempre aberta. dava ovos, farinha, pão, tudo o que lhe pedissem. com aquele lenço sempre na cabeça, os cabelos brancos, meio despenteados no charme da idade e o fio de ouro, com o coração de Viana ao peito. que bem que lhe ficava.  

perdi-a do dia para a noite e acho que nunca lhe disse como tanto dela vive em mim. roubei-lhe este sorriso campeão de quem tem o mundo cá dentro. é que isso basta-nos. e deixa-nos livres para dizer o que nos apetece, para gritar com quem quisermos, para rirmos na cara de quem merece, para cantarmos quando nos der na gana. porque que importam os outros, quando sabemos que temos tanto cá dentro. seja no silêncio daquela vila beira rio, seja no meio da cidade mais barulhenta, bastavam um cavaquinho e a Julieta para me fazer feliz. 

mas é por saber isto, que tanto me chateio com esta vida a correr. é que os meus putos nunca vão ter tanta avó por perto. não dá, nesta maluqueira de quinzenas tu cá, tu lá, de trabalhos sem horários, de férias sem férias.
é por isso que quero recuperar a casa velha. lá de cima, vê-se o rio e ouvem-se os sapos nas noites quentes do verão alentejano. e é ali que sei que vou ter os meus netos todos os verões que mos deixarem. ou então escrevo um livro. ou canto uma música. mas será sempre na mesma varanda da Julieta. 


[*foto: Rita ]

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D